Este livro conta a história de Filomena, uma menina inquieta, observadora, que gostava de se esconder e adorava se encolher num canto e pensar. Vivia em conflito porque os colegas na escola a chamavam de sardenta e magricela. Filó, como era chamada, tinha amigos muito especiais, como Berenice (a mais legal e fiel) e Bernardo (um menino encantador), este mais que um amigo. Berenice, sua melhor amiga, era namorada de Bernardo, por quem Filomena era apaixonada. Nossa, que confusão! E olha que não acabam por aí as aventuras de Filomena.
A idéia de fazer como ilustração apenas um “álbum de retratos” central veio com a constatação de que a busca de identidade da personagem passa por procurar semelhanças em tias, avós e primas distantes. As pinturas a óleo, em técnica tradicional, “antiga”, foram feitas sobre papéis muito velhos, descoloridos, já quase se desfazendo. Essa abordagem reforça a questão da ilustração na literatura: será sempre uma criação apoiada em um conceito.
A idéia de fazer como ilustração apenas um “álbum de retratos” central veio com a constatação de que a busca de identidade da personagem passa por procurar semelhanças em tias, avós e primas distantes. As pinturas a óleo, em técnica tradicional, “antiga”, foram feitas sobre papéis muito velhos, descoloridos, já quase se desfazendo. Essa abordagem reforça a questão da ilustração na literatura: será sempre uma criação apoiada em um conceito.
Características | |
Autor | CARLOS AUGUSTO NAZARETH, ELVIRA VIGNA |
Biografia | Este livro conta a história de Filomena, uma menina inquieta, observadora, que gostava de se esconder e adorava se encolher num canto e pensar. Vivia em conflito porque os colegas na escola a chamavam de sardenta e magricela. Filó, como era chamada, tinha amigos muito especiais, como Berenice (a mais legal e fiel) e Bernardo (um menino encantador), este mais que um amigo. Berenice, sua melhor amiga, era namorada de Bernardo, por quem Filomena era apaixonada. Nossa, que confusão! E olha que não acabam por aí as aventuras de Filomena. A idéia de fazer como ilustração apenas um “álbum de retratos” central veio com a constatação de que a busca de identidade da personagem passa por procurar semelhanças em tias, avós e primas distantes. As pinturas a óleo, em técnica tradicional, “antiga”, foram feitas sobre papéis muito velhos, descoloridos, já quase se desfazendo. Essa abordagem reforça a questão da ilustração na literatura: será sempre uma criação apoiada em um conceito. |
Comprimento | 23 |
Editora | LAMPARINA |
ISBN | 9788598271163 |
Largura | 16 |
Páginas | 40 |